sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A teoria da ilusão social

A teoria da ilusão social

Ilusão Social (so-shal de-lu'zhun) n. 1. Um estado de espírito ilógico e desordenado compartilhado por uma maioria da raça humana, que consiste na crença inerente, provavelmente geneticamente determinada, ilógica de que eles já se comunicaram um com o outro, antes de qualquer comunicação real ter ocorrido. 2. Zool Um estado mental de várias criaturas biológicas que faz com que elas se identifiquem com outras da mesma espécie. Essa identificação pode envolver aparência física, vocalizações e também comportamento recíproco e ritualizado. (ou seja, rituais de acasalamento Crane Whooping.) Adj. Socialmente iludido. Neurotípico ou NT

A teoria da ilusão social

Existe realmente algo como uma "Teoria da Mente"? Uma teoria é geralmente algo que pode ser escrito ou explicado a outra pessoa, mas as pessoas que supostamente a possuem, nunca explicam isso. Isso me faz pensar se existe mesmo.
Talvez as pessoas "normais" estejam sofrendo de uma ilusão, uma ilusão social. Eles pensam (erroneamente) que são iguais, que já se comunicaram e que nenhuma comunicação é necessária.
Se não for necessária mais comunicação, qualquer tentativa de comunicação é um passo na direção errada. Se alguém me cumprimenta no trabalho com "Como você está hoje?" e eu digo a eles que minhas alergias estão me deixando chateada, isso é errado. Eu devo dizer "Fine" - que não é nem verdadeiro nem significativo.
Uma vez eu vi um bando de gansos todos nadando em uma linha em um lago de fazenda; alguns eram gansos brancos que vivem na fazenda e passam seus invernos no celeiro, o resto eram gansos canadenses que estavam migrando de longe. Obviamente, suas experiências de vida eram bem diferentes, para não falar em aparência, e ainda assim haviam comunicado suas similitudes entre si. Obviamente, eles possuíam essa qualidade indescritível chamada "Teoria da Mente" e, portanto, são superiores a mim.
O que eles haviam feito era bobear da maneira correta, afofar suas penas da maneira correta, fazer alguns buzininhos apropriados e voila - "Teoria da Mente".
Como esta desilusão social começou? É óbvio do ponto de vista evolutivo. Suponha que houvesse duas tribos de homens das cavernas. Em uma tribo, ninguém poderia concordar com nada. Em vez de ir caçar veados, eles teriam argumentos existenciais como "O veado em minha mente é o mesmo que o veado em mente?" Obviamente, eles passariam fome e provavelmente não sobreviveriam.
Suponha que a outra tribo estivesse cheia de pessoas que acabaram de dizer "Com todas essas coisas existenciais, vamos caçar veados". É claro que eles sobreviveriam melhor, não apenas porque não passariam fome, mas porque muito estresse seria eliminado. A dureza da existência seria atenuada.
Eventualmente, a ilusão social daria tal vantagem em termos de sobrevivência, que se tornaria difícil.
Você já notou que pessoas "normais" não podem pensar na possibilidade de cada pessoa viver num mundo separado? Eles podem aceitá-lo como uma curiosidade intelectual adequada para uma classe filosófica, mas no dia-a-dia? Eles vão mudar de assunto rapidamente porque causa ansiedade que eles não estão preparados para lidar.
De qualquer forma, antes de comprar uma "Teoria da Mente" como algo que outras pessoas têm, mas não sei, quero saber o que é.
-Perguis

TOM = roupas novas do imperador

Eu tenho lido um livro chamado "Understanding Other Minds" e, embora pareça lógico (ou pelo menos autoritativo), eu me pergunto e me pergunto sobre essa teoria da "Teoria da Mente".
Em primeiro lugar, como os autistas se afastam das pessoas, mas não dos objetos, eles devem perceber alguma diferença entre os dois. Se não tivessem "teoria da mente", não haveria diferença entre pessoas e, digamos, mesas ou caixas de som ou videocassetes.
Eu tenho uma "Teoria da Mente" muito boa - e a maioria dos autistas, exceto talvez os severamente retardados - provavelmente tem um também. O problema é que é UMA TEORIA DIFERENTE.
O que sempre me impressionou é que as pessoas do NT parecem sentir que "se conhecem" em um grau muito maior do que é realista.
Tenho pensado em maneiras pelas quais essa ilusão social poderia acontecer - é claro que uma tendência para isso deve ser difícil - mas como isso acontece. A ilusão social é tão absurda.
OK - por exemplo.
Em um quarto, um bebê de três semanas de idade está dormindo em um berço e sua mãe está dormindo na cama. A mãe, depois de um dia difícil cuidando das coisas, está curtindo um lindo sonho sobre surfar no Havaí - ondas, céu, etc. Isso é o que está acontecendo na cabeça dela.
Do outro lado da sala, o bebê está ficando com fome. Ela sente uma sensação desconfortável e "Whaaaaa".
Mamãe acorda, não muito feliz por ter que sair do Havaí e, meio adormecida, pensando principalmente em ondas e coisas assim, alimenta o bebê.
O bebê chega a uma conclusão. De alguma forma, o sentimento de fome foi transferido para a mãe dela, que então a alimentou.
O problema com isso é que a mãe nunca estava com fome. Baby não sabe disso - neste momento, o bebê ou "engrandeceu" a mãe ou projetou-se para a mãe ou algo assim. Talvez seja aí que a ilusão social começa.
Suponho que isso não aconteceu comigo. (Minha mãe relata que, na verdade, isso não aconteceu)
Há um experimento do TOM no livro que eu realmente gosto:
A criança é mostrada duas caixas fechadas em uma mesa. Outra pessoa está do outro lado da mesa. Um pedaço de doce é colocado em uma caixa - chame-o de caixa A. Uma fotografia polaroid é tirada do doce colocado na caixa A e esta foto é colocada na mesa, com a face para baixo. A outra pessoa sai da sala.
Enquanto a outra pessoa está fora da sala, o doce é retirado da caixa A e colocado na caixa B.
Então a pessoa que saiu da sala volta. A criança é perguntada "Onde a pessoa que estava fora da sala acha que o doce é?"
Crianças normais e autistas por volta dos três anos pensavam que a pessoa diria "Caixa B".
Mas, eles estavam pensando da mesma maneira? Eu acho que os garotos do NT estavam assumindo que a "pessoa" era o "mesmo" que eles eram, uma extensão de sua própria mente e emoções, e então achariam que o doce estava no Quadro B, exatamente como eles agora sabiam que era.
As crianças autistas teriam ficado desconcertadas, como eu teria sido. Pela minha experiência, adultos e crianças mais velhas sabiam muitas coisas que eu não sabia. De fato, eles poderiam fazer muitas coisas que eram "mágicas" para mim - eles poderiam dirigir carros, eles sabiam onde o cereal estava sem procurá-lo, eles poderiam abrir trincos que eu não podia abrir, eles poderiam acender o queimadores a gás, etc.
Então, como pode uma criança sensata imaginar o que diabos o filho adulto ou mais velho pode ou não saber? Por tudo que ele sabe, os adultos têm visão de raio-x. Você pode também tentar imaginar o que um golfinho pensa no oceano ou como uma abelha percebe o jardim.
Agora, quando os dois grupos de crianças chegam aos quatro, as crianças do NT agora dizem que a pessoa que estava fora da sala quando o doce foi movido, ainda acha que está na caixa A, porque ele não viu o movimento. Eles vão adivinhar "Box A" - e provar que eles têm TOM. As crianças autistas ainda ficarão perplexas com o que a outra pessoa pode ou não saber. Isso também não mudará com o tempo, exceto pela observação e lógica.
O que é interessante é que as crianças autistas às quatro se destacam em saber o que está na fotografia - a fotografia não mudou - ainda retrata o doce indo para a Caixa A. É claro que isso não mudou! Fotografias não mudam. Qualquer nincompoop sabe disso!
A diferença básica parece ser:
NT Teoria da Mente = Todo mundo pensa como eu, exceto quando mostrado de outra forma.
Teoria da mente autista = Todo mundo pensa diferentemente de mim - vasta e misteriosamente - exceto quando mostrado de outra forma.
-Perguis
Retornar para a página de índice
Copyright © 1998 ISNT@autistics.org . Última atualização em 20 de setembro de 1998.

Link:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário