sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Transtorno da Consciência Pseudo-Simultânea

Critérios Diagnósticos para 667.00 Transtorno da Consciência Pseudo-Simultânea (pseudomultignose)
( anteriormente Desordem da Oscilação da Consciência)

( Detalhes )

A. Oscilação da Consciência Anormal (mudança rápida entre dois ou mais modos de percepção consciente) manifestada por pelo menos um dos seguintes:
(1) troca rápida entre modos de consciência sensorial ou estímulos dentro de um sentido (por exemplo, olfato, tato, visão, paladar, audição).
(2) troca rápida entre modos de consciência social (por exemplo, consciência de si, consciência dos outros).
B. Ilusão da Consciência Simultânea , ou a ilusão de que, durante o curso da Oscilação da Consciência Anormal, a pessoa está simultaneamente experimentando e processando mais de um modo de consciência ao mesmo tempo. Isto pode ou não levar a um sistema delirante, e é manifestado pelos seguintes
(1) experiência subjetiva de processamento simultâneo de múltiplos modos de consciência, que às vezes podem resultar em crenças estranhas, delírios ou fala desorganizada.
(2) experiência de compreensão ou controle durante pelo menos alguns episódios dessa perturbação, manifestada pela falta de sobrecarga sensorial ou confusão na época e aparente habilidade de entender o ambiente.
C. A perturbação ocorre com múltiplas entradas de algum tipo, portanto não ocorre somente dentro do contexto de sinestesia ou outra experiência na qual uma entrada provoca múltiplas saídas.
D. A perturbação causa acentuado sofrimento, ou interfere significativamente na rotina normal da pessoa, no funcionamento ocupacional ou acadêmico, ou nas atividades ou relacionamentos sociais usuais.
E. A perturbação não é o resultado de uma condição médica geral (como a epilepsia), um ritual culturalmente prescrito ou os efeitos fisiológicos diretos de uma substância.
Especifique o tipo:
Tipo Sensorial: se a perturbação predominante é sensorial (Critério A1).
Tipo Social: se a perturbação predominante é social (Critério A2).
Tipo Combinado: se houver tanto distúrbios sensoriais e sociais significativos (Critérios A1 e A2).
Tipo não especificado: se a perturbação predominante não satisfizer os Critérios A1 e A2, mas todos os outros critérios são satisfeitos para este transtorno.
Especifique se :
Duração Esporádica: se a perturbação ocorre esporadicamente, com períodos de consciência normal. Nota: Períodos de ilusão ou crença falsa podem persistir apesar da consciência normal.
Duração Crônica: se a perturbação ocorre durante todo o tempo ou na maior parte do tempo, com poucos ou nenhum período de consciência normal.
Especifique se :
Com Ilusão : se os sintomas são acompanhados pela crença de que a Ilusão da Consciência Simultânea (como definido no Critério B) é uma experiência real, e não uma ilusão. Essa crença persiste constantemente, apesar de a pessoa receber evidências lógicas e persuasivas do contrário.
Com Desilusão Transiente : se os sintomas são acompanhados pela crença de que a Ilusão da Consciência Simultânea (conforme definido no Critério B) é uma experiência real, e não uma ilusão. Essa crença só pode ocorrer durante a duração da perturbação e alterna com períodos de teste de realidade apropriado. Durante os tempos de ilusão, essa crença não responde a evidências lógicas e persuasivas em contrário.
Com Falsa Crença Responsiva ao Tratamento : se os sintomas são acompanhados pela crença de que a Ilusão da Consciência Simultânea (como definido no Critério B) é uma experiência real, e não uma ilusão, mas a crença desaparece em resposta a evidências lógicas e persuasivas contrário, e não é uma verdadeira ilusão.
Com autoconsciência : se os sintomas podem ou não ter sido originalmente acompanhados pela ilusão ou crença falsa descrita acima, mas a pessoa chegou à conclusão de que a experiência é uma ilusão.
Nota : Os especificadores relacionados ao delírio não se aplicam a crianças, a menos que a autoconsciência esteja presente.

Detalhes

Retornar para a página de índice
Copyright © 1998, 1999 ISNT@autistics.org . Última atualização em 13 de agosto de 1999.
 Link: https://web.archive.org/web/20121118063649/http://isnt.autistics.org:80/psaddiag.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário