sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Transtorno Neurotípico

DSN-IV (O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos 'Normais')

Transtornos geralmente são mais evidentes na infância, na infância ou na adolescência

666,00 Transtorno Neurotípico

As características essenciais constituem uma forma grave de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, com início na infância ou na infância.

Critérios diagnósticos para 666.00 Transtorno Neurotípico

Pelo menos oito dos seguintes dezesseis itens estão presentes, para incluir pelo menos dois itens de A, um de B e um de C.
Nota: Considere um critério a ser cumprido apenas se o comportamento for anormal para o nível de desenvolvimento da pessoa.
A. Comprometimento qualitativo na interação social independente, conforme se manifesta pelo seguinte:
(Os exemplos entre parênteses são organizados de modo que os primeiros citados são mais propensos a se aplicarem a pessoas mais jovens ou com mais deficiência, e os mais recentes, a pessoas mais velhas ou com menos incapacidades, com esse distúrbio.)
(1) senso delirante de consciência da existência ou sentimentos dos outros (por exemplo, trata uma pessoa como se ela fosse uma extensão de si mesma; comporta-se como se fosse clarividente do sofrimento de outra pessoa; aparentemente projeta conceitos e necessidades para os outros)
(2) busca extrema ou anormal de conforto em momentos de aflição (por exemplo, constantemente vem para o conforto, mesmo quando doente, magoado ou cansado; busca conforto de forma estereotipada, por exemplo, chora, reclama necessidades de atenção sempre que machucado)
(3) imitação constante ou sem sentido (por exemplo, sempre adeus à onda; cópias das atividades domésticas da mãe; imitação mecânica das ações dos outros sempre que percebidas como contextualizadas)
(4) jogo social constante ou excessivo (por exemplo, sempre participa ativamente de jogos simples; prefere atividades de grupo de jogos; envolve outras crianças em jogo somente enquanto as outras crianças são exatamente iguais a elas sem diferenças "imagens espelhadas")
(5) prejuízo grosseiro na capacidade de fazer amizades entre pares (por exemplo, interesse obsessivo em fazer amizades com outros neurotípicos; apesar do interesse em fazer amigos e acima mencionado delírio de clarividência, demonstra falta de compreensão para aqueles que são diferentes e uma rigidez obsessiva para convenção social, por exemplo, constantemente busca atenção / reforço positivo enquanto fica olhando zombando ou rindo dos outros enquanto eles estimulam e agitam e permanecem mudos)
B. Comprometimento qualitativo na comunicação verbal e não verbal e na atividade imaginativa, como se manifesta pelo seguinte:
(Os itens numerados são organizados de modo que os primeiros listados sejam mais propensos a se inscrever para os mais jovens ou mais deficientes, e os mais recentes, para pessoas com mais ou menos deficiência física, com esse distúrbio.)
(1) uso exagerado de todos os modos de comunicação, como balbucio comunicativo, expressão facial, gesto, mímica ou linguagem falada
(2) comunicação não-verbal marcadamente anormal, como no uso de olhar fixo, expressão facial, postura corporal ou gestos para iniciar ou modular interação social (por exemplo, antecipa e gosta de ser mantido, não enrijece quando realizada, constantemente olha para a outra pessoa ou sorri ao fazer uma abordagem social, cumprimenta compulsivamente pais ou visitantes, insiste em olhares invasivos para os olhos de outras pessoas em situações sociais)
(3) atividade irrelevante imaginativa excessiva, como encenação de papéis adultos, personagens de fantasia ou animais, falta de interesse em computadores ou outros passatempos de preenchimento lógico
(4) anormalidades acentuadas na produção da fala, incluindo volume, pitch, estresse, ritmo, ritmo e entonação (por exemplo, tom grandioso gregário, melodia excessivamente emocional ou xaroposa ou tom excessivamente controlado)
(5) anormalidades acentuadas na forma ou no conteúdo da fala, incluindo o uso estereotipado e repetitivo da fala (por exemplo, repetição mental imediata ou mecânica de peers da NT mais recentes ou frases de efeito) (por exemplo, "whatever" para significar "I Eu estou dizendo que eu discordo de você, mas eu quero que você fique chateado por eu dizer isso dessa maneira "); uso idiossincrático de palavras de frases (por exemplo, "você está me desanimando" para dizer "não me desrespeite"); ou freqüentes observações irrelevantes (por exemplo, começa a falar sobre o comportamento dos autistas em uma mesa próxima durante uma refeição em um restaurante)
(6) deficiência acentuada na capacidade de não iniciar uma conversa ou uma vez iniciada a sustentar um pensamento completo durante a conversa com os outros, apesar da fala adequada (por exemplo, incapaz de permanecer ontópico / no pensamento devido às interjeições de outros Neurotípicos)
C. Repertório marcadamente restrito de atividades e interesses, como manifestado pelo seguinte: (1) incapacidade ou falta de compreensão ou interesse em movimentos corporais estereotipados, por exemplo, sacudir ou girar a mão, girar, bater a cabeça (exceto durante certos tipos de shows de rock), movimentos complexos de todo o corpo
(2) persistente falta de consciência ou incapacidade de perceber partes de objetos (por exemplo, vendo "um moinho de vento", mas falhando em ver a existência das muitas belas partes finitas que compõem todo o objeto, esquecimento de sentimentos de textura de materiais, rodas giratórias de carros de brinquedo) ou tem um anexo a objetos incomuns (por exemplo, insiste em dirigir em um BMW, usar relógios Rolex, carregar um telefone celular ou pasta)
(3) esquecimento marcado a mudanças nos aspectos do ambiente, por exemplo, quando um vaso é movido da posição usual
(4) insistência excessiva na semelhança em outros em detalhes precisos, por exemplo, insistindo que exatamente os mesmos comportamentos sociais sempre sejam seguidos quando fazem compras
(5) gama de interesse marcadamente restrita e uma preocupação com um interesse limitado, por exemplo, interessado apenas em status quo subir, impressionar os amigos, ou em fingir ser mais esperto ou melhor do que eles são.
D. Início durante a infância ou infância.
Especifique se o início da infância (após os 36 meses de idade).
Autor: Shelley de Kalamazoo
Retornar para a página de índice
Copyright © 1998 ISNT@autistics.org . Última atualização em 5 de dezembro de 1998.
Link: 
https://web.archive.org/web/20121118063633/http://isnt.autistics.org:80/dsn_text.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário