sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Transtorno de Personalidade Normal

Retornar para a página de índice ou Retornar para a versão gaphical .

DSN-IV (O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos 'Normais')

Transtornos da Personalidade

301,666 Transtorno de Personalidade Normal

Atende à qualificação para pelo menos dois dos seguintes critérios:
  1. Egocentrismo (pelo menos um dos seguintes):
    1. Perspectiva egocêntrica (por exemplo, falha em perceber que os outros podem ter uma perspectiva diferente, necessidades, natureza ou experiências de si mesmo)
    2. Egomania (por exemplo, atos ou conversas como se fossem melhores ou mais importantes que os pares ou outros)
    3. Egoísmo (qualquer um dos dois a seguir)
      1. Cobiça marcada ou cobiça
      2. Atitude dominadora ou "mandona"
  2. Falta de originalidade (pelo menos um dos seguintes):
    1. Seguem rigidamente tradições ou rituais sociais
    2. Muitas vezes é "faddish", siga as últimas modas, modas ou "loucuras" inventadas ou definidas por outros
    3. Muitas vezes demonstra uma "mentalidade de rebanho" (por exemplo, negligentemente segue um grupo de referência social ou um grupo local de amigos, muitas vezes dá em "pressão de grupo")
  3. Falta de simpatia (um ou ambos dos seguintes):
    1. Cruel ou insensível ao sentimento dos outros (por exemplo, se engaja em provocar ou ridicularizar outros, joga "piadas práticas" potencialmente prejudiciais em vítimas inocentes que dificilmente se divertem)
    2. Freqüentemente manipulativo (por exemplo, usa os outros como ferramentas para atingir objetivos próprios, trata os outros como objetos que podem ser adquiridos para sua própria satisfação, usa a desonestidade como uma maneira conveniente de atingir objetivos sociais).

Descrição

Uma desordem incrivelmente prevalente, Personalidade Normal é perigosa e freqüentemente crônica. As personalidades normais são marcadas principalmente pela conformidade (seja à tradição ou às "modas passageiras"), atitudes e comportamentos egocêntricos e uma falta generalizada de cuidado genuíno pelos outros.
Personalidade normal, muitas vezes parece começar cedo na vida. Quando crianças, são muitas vezes excessivamente agressivas e cruéis. Eles geralmente acreditam que devem ter o mais recente brinquedo de um comercial ou usar a última moda. Freqüentemente crianças normais têm problemas com pronomes possessivos e chamam todos os objetos de "meus". Estrelando em tubos de raios catódicos (como TVs) por longos períodos de tempo também é um comportamento comum.
Como as personalidades normais são extremamente comuns e potencialmente perigosas, a importância delas não pode ser subestimada. O prognóstico é frequentemente pobre; entretanto, Personalidade Normal pode ser curada com sucesso. Ao lidar com Personalidades Normais, geralmente é melhor observar suas costas e ser o mais compreensível possível. Em muitos casos, pode ser necessário evitar a contradição do comportamento normal, já que pessoas normais tendem a demonstrar agressividade àqueles que se recusam a seguir suas "normas".

Recursos Associados e Diagnóstico Diferencial

A relação exata entre a personalidade normal e outras formas de personalidade é desordem incerta. Tem sido sugerido que a DP Normal pode ser uma variante mais branda do Transtorno da Personalidade Anti-Social. Além disso, muitas pessoas normais são excessivamente emocionais, possivelmente demonstrando uma conexão com a Personalidade Histriônica, ou mesmo (considerando a excessiva necessidade de uma companhia superficial e comportamento egoísta) Personalidade Borderline. Muitas vezes pode ser difícil diferenciar a Personalidade Normal mais comum desses outros distúrbios mais divulgados. Como essas categorias diagnósticas geralmente não são consideradas normais, elas não são abordadas aqui, entretanto, informações sobre elas podem ser encontradas no DSM-IV amplamente distribuído, tornando desnecessária sua inclusão aqui.
Também foi notado que a maioria dos casos de Personalidade Normal também tem Transtorno Neurotípico, e esse inverso também é verdadeiro. Entretanto, indivíduos neurotípicos sem personalidade normal são conhecidos, assim como a Personalidade Normal em pessoas raras não-neurotípicas. Assim, não há razão para supor que a presença da Neurotypicallity implique automaticamente uma Personalidade Normal; portanto, um diagnóstico duplo de Personalidade Normal e Transtorno Neurotípico é perfeitamente aceitável. Entretanto, uma possível relação causal pode existir, com a Neurotypicallity contribuindo para o desenvolvimento da Personalidade Normal. Portanto, a presença de DP Normal deve ser motivo para verificar a possível Neurotypicallity.

Prevalência

A prevalência e incidência exatas não são conhecidas. Entretanto, a personalidade normal parece ser assustadoramente comum, e a incidência pode estar aumentando.

Prognóstico

A personalidade normal é na maioria das vezes uma condição vitalícia. Raramente há alguma melhora significativa dos sintomas. Tem sido sugerido que a presença de neurotoxicidade piora o prognóstico, embora isso não tenha sido comprovado. Apesar das severas dependências sociais e possíveis prejuízos cognitivos associados à Personalidade Normal, essas pessoas geralmente têm um funcionamento relativamente alto. Muitos deles até se tornam profissionais de sucesso, sendo os políticos especialmente comuns nesta população. No entanto, o egocentrismo, insight pobre e padrões restritos de aceitabilidade podem tornar a pessoa com Personalidade Normal perigosa para outros na comunidade, sendo particularmente ameaçadora para aqueles que não são normais.
Retornar para a página de índice

Última atualização: 31 de agosto de 1999
Primeiro escrito (absurdo estatístico de diagnóstico, DSN-Y): 24 de dezembro de 1996
Oficialmente revisado (DSN-Y-RRR-eu-não-sei): 2 de agosto de 1997
Edição ISNT: 31 de agosto de 1999
Copyright © 1996, 1997, 1999 Jared Blackburn
Link: https://web.archive.org/web/20121113124642/http://isnt.autistics.org/dsn-npd-txt.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário